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Cada vez mais, as empresas estão expostas a ataques cibernéticos que visam desde o comprometimento de suas operações a roubo de dados, associado a extorsão financeira. Acompanhamos gradativamente a evolução destes ataques e percebemos a necessidade de proteção do novo perímetro, o usuário.
O cenário de pandemia do Covid-19, trouxe para as empresas uma necessidade de transformação tecnológica e operacional, sem tempo hábil para planejamento. Meados de Março/2020 vimos colaboradores levando desktop e demais periféricos para suas casas, enquanto outros tiveram dificuldades de comprar notebooks, devido falta de estoque e a grande maioria tendo como opção, o uso de seus próprios dispositivos (BYOD - Bring your own device).
Com a adesão do home office, a proteção dos usuários ficou fora do perímetro da empresa, criando brechas de segurança e situações que vão além do controle da equipe de TI gerando desafios a serem superados, dentre eles, alguns exemplos abaixo:
Seguindo o raciocínio onde o foco é o usuário, sem tendenciar para uma solução específica, entende-se que para responder a esses desafios é necessário compor o cenário com um conjunto de soluções, conforme os exemplos abaixo.
Entendemos também, que não há uma receita pronta para ser aplicada. Porém avaliando o cenário é possível prover soluções para garantir a segurança e continuidade do negócio.
Créditos para: Roberto Almeida