Brasoftware Cloud Vision e FinOps:
Governança, previsibilidade e gerenciamento de uso de nuvem.

Governança e controle são os maiores desafios apontados pelas organizações para utilização de plataformas de nuvem.

Existem várias formas de controle e diversas fontes de dados. O desafio é ter um local único onde todas as informações necessárias possam ser acessadas a qualquer momento.

Ao mesmo tempo que a nuvem traz escala e capacidade de computação infindável, o mal uso de serviços e desconhecimento dos modelos de cobrança podem trazer problemas irreparáveis para o orçamento de TI das organizações.

A plataforma Brasoftware Cloud Vision integra informações do Microsoft Azure e dados de consumo de nuvem de várias fontes, possibilitando que as informações sejam disponibilizadas de várias formas, com visões customizadas de acordo com a necessidade de cada organização.

O Brasoftware Cloud Vision permite que as organizações tenham visão do modelo de cobrança de serviços, quebra por assinaturas, grupo de recursos, tags, centros de custo da organização, além de personalizar alertas de desvio de consumo entre outros recursos.

A solução permite total governança e controle de todo o consumo da plataforma Microsoft Azure, trazendo visibilidade de custos e gestão dos recursos visando otimizações técnicas, redução de custo e uso efetivo de serviços.

Além disso, trazem uma visão e gestão Executiva através dos alertas e visibilidade de consumo por centro de custos e/ou projetos.

As soluções de FinOps (Cloud Financial Management) que a Brasoftware pode oferecer para sua organização, integram suas áreas de Operações em TI e Finanças, possibilitando uma melhor gestão de custos, viabilidade e adequação técnicas, além de otimizações de uso. É ideal para qualquer organização que utilize qualquer perfil de serviço em nuvem, e que deseje ampliar seu gerenciamento de consumo e de seu ambiente de nuvem de forma mais eficiente e com maior gestão independentemente da quantidade de fornecedores de serviços em Cloud.

A nuvem tornou-se uma prioridade e a via mais rápida de transformação e aceleração de inovação, à medida que as organizações precisam se reinventar. O crescimento de consumo e os gastos em serviços em nuvem pode criar um risco significativo de desperdícios de investimentos, se nenhuma solução de gestão for agregada. Independente da maturidade do seu ambiente, do volume de consumo, ou da quantidade de nuvens que sua organização consome (Microsoft, IBM, Oracle, Google, AWS entre outras), a abordagem da Brasoftware em FinOPs pode ajudar a enfrentar desafios como:

  • Identificar e otimizar recursos não utilizados ou ociosos
  • Definir recursos de armazenamento de forma estratégica
  • Propor melhorias nos modelos de contratação
  • Sugerir plano de ajustes e recomendações
  • Ampliar governança – reports de acompanhamento, tendências e uso

Visibilidade e controle

Previsibilidade de custos, gestão de consumo e otimização de investimentos

Governança

Visão clara de consumo, projetos X uso, custos por área ou centro de custos.

Otimização e desempenho

Maior performance técnica, acesso a soluções com melhor ROI.

5 passos essenciais para reduzir custos em Nuvem

A migração para a nuvem é inevitável. A forma acelerada como está acontecendo, é um risco para qualquer organização pois o gerenciamento de consumo X custos pode rapidamente se tornar um problema. Para ajudar a superá-lo, selecionamos 5 passos essenciais :

1 Gestão - Aplique FinOps

Manter uma gestão apurada de seu consumo, é essencial.
Sua organização precisa ter o entendimento dos custos dos serviços em nuvem em tempo real. Monitoramento ágil e por tipo de serviço / consumo é a base para a continuidade dos seus investimentos.

2 - Analise a sua infraestrutura

É necessário entender o que pode ser feito para ter uma economia imediata, e isso só é possível quando você analisa sua infraestrutura e serviços de ponta a ponta. Um bom começo é observar se possui alguma infraestrutura zumbi - que não está sendo utilizada no momento - e o quanto a base de dados está custando comparado ao quanto ela realmente está sendo consumida.

3 - Garanta visibilidade granular

É importante ter visibilidade granular de todo o ecossistema da nuvem, para saber de onde vem cada um dos seus custos. Assim, você identifica quais equipes, projetos ou aplicativos são responsáveis por impulsionar o custo e uso da nuvem, ajudando a enxergar as oportunidades de economia e tomar melhores decisões.

4 - Busque recomendações personalizadas

Quantas vezes você já fez um investimento que não precisava? Para melhorar a eficiência dos seus recursos, busque recomendações personalizadas de redimensionamento e reserva de serviços com base na realidade do seu negócio.

5 - Use tecnologia para ajudar

Soluções como o CloudHealth da VmWare trazem um modelo de gestão amplo, que consegue aplicar a metodologia de FinOps em diversas nuvens, demonstrando saving real no fim do período e indicações de novos serviços mais baratos e com melhor eficiência de acordo com seu consumo.

o CloudHealth coleta e consolida dados de utilização de nuvem, incluindo inúmeras plataformas de nuvem públicas, como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform (GCP), além de plataformas de nuvem privadas, como VMware vSphere, Microsoft Hyper-v ou Linux. Além disso, preve quanto cada projeto realmente custará na nuvem, qual a previsão de consumo no fim do mês, quarter ou ano, trazendo uma visão de budget x consumo real e também uma análise de serviços que mais custam em nuvem.

Perspectivas

Habilite relatórios, análises, gerenciamento de precisão e muito mais por areas ou aplicações, 100% personalizados e que se alinham às necessidades do seu negócio.

Recomendações

Melhore sua eficiência de recursos e gerencie seus custos com recomendações personalizadas de redimensionamento e reserva com base em sua infraestrutura.

Políticas e Governança

Configure políticas e regras para executar fluxos de trabalho personalizados e estabelecer autorizações para cada processo reduzindo a complexidade do gerenciamento.

Ações automatizadas

Pare, inicie, redimensione ou encerre a infraestrutura, envie alertas e agende eventos - tudo na frequência que você definir.

Notificações

Veja um registro de todos os alertas e ações que foram tomadas na plataforma e sinalize as notificações em uma escala de gravidade para priorizar os esforços de correção.

Integrações

Aprimore a comunicação, o gerenciamento de projetos ou as ferramentas de análise de dados que você já usa ou aproveite as varias opções de de integrações do CloudHealth.

Segurança

Mantenha a segurança e a conformidade com os padrões da indústria e gerencie notificações para alertar automaticamente sobre os riscos de segurança.

Quer saber mais sobre todas as possibilidades Brasoftware Cloud Vision e FinOps, obtendo governança, previsibilidade e gerenciamento de uso de nuvem. Entre em contato com nossos especialistas e receba uma proposta pensada para suas necessidades.



Entre em contato

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

A Brasoftware conta com uma equipe dedicada aos serviços de nuvem Cloud Vision e FinOps.