O Banpará (Banco do Estado do Pará), contou com o auxílio da Brasoftware para aprimorar seus processos e avançar no campo digital por meio da melhoria dos parâmetros de segurança cibernética, atualização e ampliação da escalabilidade das caixas de correios eletrônicos e a implementação de soluções para a utilização racional dos recursos de TI. O banco, que é uma sociedade de economia mista com 60 anos de história e com foco no desenvolvimento econômico e social, migrou cerca de 3 mil usuários para o Microsoft Office 365.
“Uma das nossas dificuldades era encontrar uma plataforma que atendesse à crescente demanda de repositório de alguns arquivos digitais. Além de tudo, necessitávamos de um ambiente que possibilitasse a integração e o fortalecimento da comunicação institucional do Banpará. E foi com esses objetivos traçados e o direcionamento da Brasoftware que chegamos ao Office 365 como a plataforma ideal para nossa primeira experiência com nuvem”, contou Bruno Pinto Batista, gerente de infraestrutura do Banpará.
O primeiro passo para colocar em prática o projeto foi realizar uma análise do ambiente digital da instituição para avaliação e melhor compreensão do perfil de usuários e como poderia ser feita a migração, com as melhores soluções. O projeto foi implementado durante a pandemia da Covid-19, elevando ainda mais a complexidade da instalação. Com o ambiente pronto, iniciou-se a migração, integrando todos os 3 mil usuários impactados. Além da implementação, foram realizados treinamentos para a equipe técnica administrativa. “Executamos workshops para todo o time, demonstrando os benefícios e recursos disponíveis no Banpará”, conclui Felipe Moreira Ribeiro, Executivo de Serviços da Brasoftware.
Após a migração, o Banpará passou a ter acesso às novas ferramentas de produtividade e colaboração, otimizando os processos e ajudando os seus usuários a colaborarem com maior eficiência. “Um dos objetivos do Banpará era disponibilizar um aumento significativo dos mailboxes dos usuários, além de centralizar os seus arquivos no SharePoint online e garantir uma rotina de trabalho eficiente mesmo de forma remota durante a pandemia, ”comenta Batista. Segundo o gerente de infraestrutura de TI, com a migração as reuniões de equipe e comitês institucionais mantiveram suas atividades a todo o vapor, alcançando novos referências de produtividade, utilizando a ferramenta Microsoft Teams.
De acordo com Alexandre Villanova, executivo de contas da Brasoftware, a jornada de desenvolvimento do projeto foi longa, mas acompanhou o processo de evolução do Banpará. “A instituição apostou na inovação e com isso, alcançou uma posição de referência não só durante a pandemia, mas também na região norte”, conclui Alexandre.