Uma das maiores empresas de Serviços e Gestão de Projetos, enfrentava o desafio de responder requisitos técnicos e mais complexos de seus clientes, que muitas vezes eram limitados por sua infraestrutura , que era local e sem possibilidade de escalabilidade.
A decisão de migrar para o Azure foi motivada por diversos fatores, mas com destaque para a necessidade de modernização tecnológica, flexibilidade e, sobretudo, aprimoramento da segurança.
Ao adotar a infraestrutura em nuvem, a empresa buscava não apenas atualizar seu ambiente, mas também garantir que suas operações e dados fossem protegidos por soluções avançadas de segurança multicamadas.
A modernização do ambiente de TI começou com a migração de servidores Windows para máquinas virtuais no Azure. Essa transição permitiu uma escalabilidade mais eficiente, ajustando recursos de acordo com a demanda, reduzindo custos operacionais e eliminando a necessidade de investimentos constantes em hardware.
Além disso, foi realizado uma análise relacionada aos bancos de dados SQL e processo de otimização na migração, onde uma premissa era preservar o padrão de arquitetura tradicional, utilizando VMs de última geração no Azure dedicadas a workloads de banco de dados. Desta forma, foi possível aumentar a resiliência do workload junto a uma estratégia de alta disponibilidade e aumento de performance.
Outro benefício foi a incorporação das soluções de segurança em camada 7 oferecidas pelo Azure. Isso inclui recursos avançados, como o Web Application Firewall (WAF), que protege as aplicações contra ameaças na camada de aplicação, garantindo a integridade e a confidencialidade dos dados transmitidos. Além disso, o projeto incluiu as capacidades avançadas de monitoramento e detecção de ameaças do Azure Security Center, elevando em vários níveis a maturidade de segurança do cliente. Essa ferramenta proporciona insights em tempo real sobre a segurança do ambiente, identificando potenciais vulnerabilidades e respondendo rapidamente a ameaças.
"Tendo em vista os desafios do cliente, o trabalho da Brasoftware agregou robustez ao ambiente de TI da empresa. Nosso time de arquitetos compreendeu as necessidades de negócio do nosso cliente e desenhou todo o projeto buscando atender a estes requisitos focados em performance, resiliência e segurança." afirma Guilherme Bezerra líder da estrutura de Azure na Brasoftware.