HISTÓRIAS DE NOSSOS CLIENTES

O logo da Prefeitura de Osasco
Serviço de Nuvem | Governo | Disponibilidade

Com o objetivo de ser polo tecnológico, prefeitura municipal de Osasco conta com apoio da Brasoftware.


O logo da Microsoft

Projeto de migração para o Microsoft Office 365 e implementação de aplicativos em Power Platform aumentaram nível de qualidade na prestação de serviços para servidores e cidadãos.

Com execução realizada antes do previsto, a Brasoftware, uma das maiores provedoras de tecnologia do mercado, concluiu projeto de migração para o Microsoft 365 e implementação de aplicativos em Power Platform na Prefeitura do Município de Osasco, em São Paulo. A empresa atuou em três frentes: serviços, banco de horas sob demanda e suporte técnico mensal – necessário para realizar não só a sustentação do ambiente Microsoft, mas também de outras tecnologias que a prefeitura faz uso de VMware e Project Online.

Além do projeto de implementação, um dos grandes benefícios para o cliente foi a inclusão de recursos como SharePoint, Power Apps, Power Automate, Power BI e DevOps, que trouxeram mais inovação e maturidade ao ambiente. Atualmente, a prefeitura está subindo um segundo Data Center e a Brasoftware também está ajudando o cliente a configurar em alta disponibilidade o novo centro de processamento de dados. Outra ação foi disponibilizar alguns serviços na nuvem Microsoft Azure, que agregaram tecnologias como análises preditiva e cognitiva, monitoramento do ambiente, bem como criar formulários e aplicações voltados a automatizar processos, de acordo com as necessidades do cliente.

A produtividade existia, mas melhorou muito com o ganho de workloads integrados.


O logo da Microsoft

A prefeitura de Osasco está se transformando em uma cidade inteligente, uma referência em tecnologia. A nossa parceria tem os apoiado não somente no melhor uso de suas tecnologias, mas também na customização de suas demandas, com acesso à mão de obra especializada – o que permite à Prefeitura de Osasco ganhar escala tecnológica para poder suportar demandas de grandes empresas, caso do iFood e Mercado Livre, que acabaram de chegar ao município e têm alta demanda por serviços como emissões e envios de notas fiscais eletrônicas”“, afirma o gerente de serviços da Brasoftware, Rodrigo Rick Vieira. Nesse sentido, o primeiro passo foi realizar a migração do provedor de e-mail antigo para a solução Microsoft, o que permitiu à prefeitura ganhar sinergia com outras plataformas que já tinha contratado; ou seja, as soluções conversam entre si, o que é bastante positivo. “A produtividade existia, mas melhorou muito com o ganho de workloads integrados”, completa Rick.

No contrato anterior, por exemplo, a prefeitura usava 25 contas de e-mail para realizar o serviço de transmissão das Notas Fiscais Eletrônicas, mas cada uma delas só podia transmitir o máximo de duas mil mensagens por dia. Ou seja, a capacidade de transmissão era de 50 mil mensagens diárias. “Até que chegou o ponto que um dos maiores emissores de Nota Fiscal do município enfrentou um gargalo, pois eles trabalham em uma modalidade que não emite nota diariamente, mas sim todo dia 10. Por isso, em um só dia um único fornecedor tinha a necessidade de emitir 250 mil notas, enviando 250 mil e-mails. “Hoje, com o Microsoft Office 365, temos a capacidade de emitir sete milhões de e-mails, só para o serviço de Nota Fiscal Eletrônica”, afirma o Diretor de Operações e Apoio ao Usuário da Prefeitura do Município de Osasco, Carlos de Oliveira. “Evoluímos muito, tanto na sustentação do 365 como de qualquer outra tecnologia da plataforma Microsoft dentro de nossa rede – caso da evolução de servidores e projetos como Sharepoint e Power BI. Só temos pontos positivos a elencar sobre a atuação do time Brasoftware”, completa.

A Brasoftware criou também uma série de entregas que desafogaram o time de TI, permitindo a ele se dedicar a outras prioridades. Com a solução VMware, por exemplo, os times de tecnologia puderam disponibilizar servidores e desenvolver aplicações de forma mais rápida, sustentável e sem falhas; com o Microsoft Project, o gerenciamento de projetos foi simplificado, com ferramentas adequadas às necessidades do cliente; e com o Power BI, a Brasoftware implementou indicadores e gerou uma console que permitiu à prefeitura administrar seus contratos de forma centralizada – o que antes acontecia de forma manual. “Tudo isso significa que o colaborador gasta menos tempo fazendo o seu trabalho, o que representa redução de custo para o cliente”, explica o gerente de serviços da Brasoftware.

Especialização da Brasoftware garante alta disponibilidade da solução VMware

Recentemente, a Brasoftware também entregou à Prefeitura do Município de Osasco um relatório com assessment da solução VmWare – que, junto à solução Microsoft, compõe a principal tecnologia do projeto. A solução foi implementada por um terceiro nos Datacenters do cliente (primário e secundário), com apoio da Brasoftware. Já a intervenção nos dois ambientes foi pautada nas recomendações e boas práticas do fabricante Vmware, e permitiu sanar uma série de problemas, que gerava muita instabilidade na solução. “As recomendações de segurança e parametrizações sinalizadas no relatório possibilitaram atender a um ambiente contingenciado entre os dois Datacenters, mantendo a alta disponibilidade da solução nas duas pontas, com maior segurança”, conclui Rick.