Parceria junto a Veritas e Microsoft cria ambiente de armazenamento e gestão de imagens das câmeras instaladas pelo Corredor Dom Pedro em SP.
Responsável pelo Corredor Dom Pedro desde abril de 2009, a Concessionária Rota das Bandeiras S.A. firmou com o Governo do Estado de São Paulo um contrato de concessão cuja validade é de 30 anos. Localizado em um ponto estratégico para o escoamento da produção nacional e garantindo a ligação entre o Vale do Paraíba, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e o Circuito das Frutas, o sistema engloba 17 cidades (Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Campinas, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Igaratá, Itatiba, Jacareí, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Mogi Guaçu, Nazaré Paulista, Paulínia e Valinhos), beneficiando uma população de mais de 2,5 milhões de moradores.
Para administrar os 297 km de rodovias sob sua gestão, a Rota das Bandeiras precisa atender a uma série de requisitos que constam em contrato e que são fiscalizados e regulados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Uma das obrigações da Rota das Bandeiras é garantir o monitoramento em tempo real de tudo o que acontece nos trechos sob sua responsabilidade e, para tanto, dispõe de 91 câmeras posicionadas em pontos estratégicos, inclusive nas balanças para pesagem de veículos pesados, como caminhões e carretas. Outra norma é o armazenamento das imagens captadas por cinco anos em seu sistema, que devem sempre estar disponíveis para consulta e conferência.
Com o apoio da Brasoftware, uma das maiores provedoras de tecnologia e Inovação do mercado, a Rota das Bandeiras passou a realizar o armazenamento e a recuperação de dados por meio da solução Veritas Backup Exec, que garante o armazenamento dos dados críticos dentro dos protocolos exigidos. “À medida que nossas necessidades de gerenciamento de dados aumentaram, a Brasoftware nos deu todo o suporte necessário, proporcionando confiança e economia de custos a longo prazo”, explica Monalisa Ambrosin, supervisora de TI da Rota das Bandeiras.
Outro requisito que passou a ser cumprido com o apoio da Brasoftware foi o armazenamento de todas as informações em nuvem junto ao Azure, com níveis de segurança e disponibilidade que atendem a regulamentação, bem como uma gestão apurada de dados e imagens captadas. Sendo assim, a Brasoftware apresentou um projeto à Rota das Bandeiras pautado pela escalabilidade, segurança e tempo de restauro, trazendo a parceria com a Veritas e a Microsoft.
A solução de nuvem escolhida foi o Microsoft Azure, que oferece acesso, gerenciamento e desenvolvimento de aplicativos e serviços por meio de data centers globais e tem 100% de compatibilidade com as Soluções Veritas. Ao todo, cerca de 12 Tb de imagens previamente gravadas foram migrados para a nuvem em tempo recorde e o novo ambiente segue armazenando dados e imagens dentro de padrões de segurança e governança além dos exigidos pela Artesp.
“O novo ambiente em Azure nos trouxe escala com base nas nossas necessidades de armazenamento, bem como uma gestão de dados apurada que faz com que tenhamos mais produtividade e possamos também agir de maneira proativa na gestão da rodovia e de nossos ambientes”, completa Monalisa.