HISTÓRIAS DE NOSSOS CLIENTES

O logo da Serpro
Serviço de Nuvem | Governo

Serpro implementa Office 365 com projeto de migração e unificação da Brasoftware.

Com foco em promover transformação digital, iniciativa foi concluída antes do prazo, com impacto mínimo para o usuário final.

A maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo, o Serpro, contou com a Brasoftware, uma das principais provedoras de tecnologia do mercado, para fazer a migração das plataformas G-Suite e Zimbra para o Microsoft Office 365. A Brasoftware foi vencedora da concorrência pública realizada com o objetivo de aumentar a produtividade do órgão, bem como atender a novas demandas.

A migração permitiu economia com licenciamento, redução do TCO (total cost of ownership), além de uma melhor usabilidade para os usuários e maior capacidade de integração com outras soluções internas do Serpro. Além disso, com a adoção do Microsoft 365 o Serpro conseguiu otimizar a integração das equipes, criar fóruns de discussão com uso do Teams, promover key users, organizar encontros e fazer com que o aprendizado de novos colaboradores fosse mais assertivo e dinâmico.

A Solução da Microsoft foi a que apresentou o menor preço e a melhor adequação ao nosso ambiente e necessidades.


O logo da Microsoft


Para o gerente de projetos do Serpro, Robson Dias Lima, a integração dos times é uma necessidade do modelo de trabalho moderno, que melhora a produtividade em projetos e a comunicação com as pessoas:

Buscamos soluções amparados no pilar da integração; ou seja, queríamos algo com aplicativos de colaboração, boas ferramentas de comunicação e videoconferência, colocando a questão de segurança e governança como premissa. Nesse sentido, a solução da Microsoft foi a que apresentou o menor preço e a melhor adequação ao nosso ambiente e necessidades”, afirma.

O processo de migração ocorreu em 3 frentes (e-mail, escritório e videoconferência), com forte atuação dos consultores Brasoftware, especialistas em cada um dos assuntos, junto ao time técnico do Serpro. “Antes tínhamos de abrir 3, 4, 5 opções de aplicações para realizar as atividades, mas agora é possível usar uma única solução 100% integrada e tenho apenas um ícone no meu computador”, diz Robson. “Além disso, o processo foi finalizado antes do prazo previsto. Um mês antes do que precisávamos o time já estava operacionalmente todo convertido e a questão de gestão, governança e segurança está muito melhor e mais fácil para o meu time ”, conclui.

Para o gerente de serviços da Brasoftware, George Lacerda, o prazo do projeto foi o grande desafio. “Tínhamos um prazo muito curto e precisávamos conseguir migrar uma grande massa de dados para a nuvem, antes que expirasse o contrato com o antigo fornecedor”, explica. No final, o resultado superou as expectativas: foram migradas quase 7.000 contas de e-mail, com uma volumetria de dados de 27.43 Terabytes e uma taxa de falha menor que 1%.

Projetos como o que a Brasoftware concluiu no Serpro mostram que a integração de soluções (e-mail, mensageria, documentos) é benéfica não apenas para a equipe de T.I, mas também para o end-user, que tem seu tempo otimizado para cuidar do negócio, em si. Por isso, não se trata só de treinar o capital humano para o uso das ferramentas, mas treinar cada pessoa para ser o elo entre equipes e gestores.

Foram migradas quase 7.000 contas de e-mail, com uma volumetria de dados de 27.43 Terabytes e uma taxa de falha menor que 1%.

Tempo para focar no que realmente importa

Projetos como o que a Brasoftware concluiu no Serpro mostram que a integração de soluções (e-mail, mensageria, documentos) é benéfica não apenas para a equipe de T.I, mas também para o end-user, que tem seu tempo otimizado para cuidar do negócio, em si. Por isso, não se trata só de treinar o capital humano para o uso das ferramentas, mas treinar cada pessoa para ser o elo entre equipes e gestores.

Com vasta experiência no mercado de Customer Success e com certificações importantes dentro do fabricante Microsoft (MCT's, Advanced Specialization em adoção e segurança), há mais de 30 anos a Brasoftware trabalha para oferecer os melhores recursos e garantir excelência no atendimento de clientes em todo o Brasil.