Garantia e suporte da Microsoft para as versões mais antigas das soluções Windows 2008 Server, Windows 2008 Server R2, SQL 2008 Server e SQL 2008 Server R2, que serão descontinuadas, se estendem por mais 3 anos se as aplicações forem levadas para a nuvem.
A Brasoftware, um dos principais parceiros da Microsoft no Brasil, e a Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global em soluções de cibersegurança amplas, integradas e automatizadas, se uniram para atender a demanda de mais de 40% do mercado brasileiro que ainda não atualizaram as versões mais antigas das soluções Windows 2008 Server, Windows 2008 Server R2, SQL 2008 Server e SQL 2008 Server R2 da Microsoft.
Com a descontinuação das versões mais antigas pela Microsoft, as empresas perdem a garantia dessas aplicações. Pensando nisso, a Brasoftware e a Fortinet auxiliam os clientes Microsoft que queiram migrar para a nuvem, permitindo a extensão da garantia e suporte da Microsoft por mais três anos.
Com esta parceria, a Brasoftware e a Fortinet ajudam as empresas na segurança de seus ambientes locais e na nuvem. “Uma vez que o cliente ainda não migrou sua arquitetura para a nuvem e em breve estarão sem a garantia de suporte da Microsoft, sua infraestrutura poderá ficar suscetível a invasões e possíveis ameaças. Com a ajuda da Fortinet, podemos garantir a segurança desses ambientes durante este processo de transição, auxiliando desde o desenho da arquitetura até a implementação da solução”, explica José Maurício, arquiteto de soluções da Brasoftware.
O processo de descontinuação das soluções mais antigas da Microsoft estimula a atualização dos produtos e utilização das versões mais modernas disponíveis no mercado. Porém, quando o sistema da empresa desenvolvido naquela plataforma não suporta a complexidade da atualização da aplicação, não é possível fazer esse upgrade. Com a Brasoftware e a Fortinet auxiliando na segurança dessas plataformas, as empresas ganham tempo para atualizá-las quando o sistema estiver pronto para a nova versão.
“A maioria das organizações está usando seus ambientes na nuvem para acelerar o crescimento e suas estratégias de negócios digitais. Por meio de nossa colaboração com a Brasoftware, oferecemos ampla visibilidade, detecção de ameaças integrada e capacidades de resposta automatizada de segurança da nuvem para os clientes da Microsoft”, comenta Frederico Tostes, Country Manager da Fortinet no Brasil.
Projeto ERP na nuvem trouxe mais agilidade, escalabilidade, segurança, economia e, consequentemente, um menor time-to-market.
Para otimizar seus processos e aprimorar a estrutura de governança interna, visando a expansão e transformação digital da empresa, a Multilog, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, contou com a SPRO IT Solutions, empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, para implantar o ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) SAP S/4 HANA e com a Brasoftware, maior parceiro da Microsoft no País, para projetar e implantar o ambiente em nuvem, utilizando a solução Microsoft Azure.
O processo de implementação do ERP, que durou cerca de sete meses, teve o desenvolvimento e provisionamento de acesso à infraestrutura 100% em nuvem Microsoft realizado em 5 dias. "Ao utilizar o Azure na hospedagem do SAP S/4HANA, a Multilog obteve mais agilidade no processo de instalação e implementação da solução, sem necessidade de alto investimento em hardware. Isso trouxe como benefício a redução de custos e também mais segurança e disponibilidade dos serviços”, explica Alison Martins, gerente técnico de SAP da SPRO. “Projetos de migração para a nuvem de um sistema tão crítico e complexo como o ERP precisam de planejamento, testes e validações para que se tenha a certeza de que todo o legado e serviços estejam no ar. E foi exatamente isso que conseguimos garantir com o Azure, que suportou também todo o ambiente Open Source – SUSE da Multilog”, comenta Marcelo Leal, executivo de estratégia open source da Microsoft.
Leonardo Moura, Gerente de TI da Multilog, conta que durante o projeto, a Brasoftware auxiliou na especificação e implementação de toda a infraestrutura em nuvem e conectividade com os datacenters da Multilog. “Com a expertise do time Brasoftware nessa plataforma, fomos capazes de subir rapidamente o ambiente para a nuvem, levando em conta o curto prazo que tínhamos para desenvolver e concluir o projeto. A Brasoftware nos auxiliou trazendo uma abordagem para a adoção e uso do Microsoft Azure como um serviço de nuvem pública para hospedar nosso SAP”, afirma o executivo.
Além da necessidade de disponibilizar um meio de interconexão consistente, um grande desafio foi entregar uma infraestrutura robusta e 100% homologada para SAP S/4HANA. Hoje, poucos provedores de nuvem pública têm essa capacidade e a Microsoft vem se destacando como líder de mercado para esse segmento, com alto nível de performance comprovada para cargas de trabalho SAP. “Toda a arquitetura do Azure foi desenhada minuciosamente pelo time de soluções da Brasoftware, visando atender plenamente os mais altos níveis de requisitos técnicos da SAP”, comenta Danilo Figueiredo, Executivo em Soluções Cloud da Brasoftware.
A SUSE, principal plataforma para implantações do SAP HANA no Linux, também auxiliou nesse processo. O sistema operacional otimizado é certificado, testado e totalmente suportado, fornecendo a confiabilidade de que a Multilog precisa para executar os ambientes SAP, além de garantir flexibilidade com base no uso de recursos de computação virtual e na capacidade de ampliar ou reduzir a solução conforme necessário. A integração perfeita do sistema operacional SUSE com o Microsoft Azure resulta em um ambiente de nuvem facilmente gerenciado.
O próximo passo do projeto será o aprimoramento da estrutura de conectividade por meio de interconexão dedicada, com alta performance e baixa latência, visando aprimorar a experiência de acesso ao SAP, além de um plano de recuperação de desastres simples, resiliente e automatizado com baixo custo, por meio de soluções nativamente disponíveis no Azure.
projeto utilizou soluções Snow de Gestão de Ativos gerando à área de TI, uma economia equivalente a 59% dos custos com tecnologia.
O Grupo Bandeirantes de Comunicação, uma das maiores redes de comunicação do país, reduziu seus custos com licenciamento de software em 12,5 milhões de reais, em três anos, por meio de um projeto da Brasoftware com a tecnologia Snow License Manager, uma plataforma de SAM, sigla em inglês para Software Asset Management (Gestão de Ativos de Software), da Snow, que fornece uma visão unificada de todos os ativos de software e hardware e métricas de utilização de aplicativos. Contando com a experiência da Brasoftware, uma das maiores provedoras de tecnologia do Brasil, para obter o máximo da plataforma, o grupo reduziu, em três anos, 59% dos gastos com tecnologia, garantindo mais investimentos para a transformação digital que o Grupo vem implantando.
A equipe de Suporte Técnico da Band atende a todas as empresas do grupo (TV Bandeirantes, Rede 21, TV Terra VIVA, Arte 1, Smithsonian, Band News TV, BandSports, Band FM, Rádio Bandeirantes, Nativa FM, Rádio Trânsito). “Atendemos a 2.910 colaboradores em todo o Brasil e precisávamos de um sistema que nos auxiliasse no controle e gestão de licenças e ativos, e a solução da Snow nos atendeu perfeitamente neste ponto. Utilizávamos o Snow desde 2016, mas no projeto de renovação da ferramenta, o projeto executado pela Brasoftware foi decisivo para alcançarmos resultados tão expressivos com a solução”, afirma Alexander Biltoveni, Gerente de TI na Rádio e Televisão Bandeirantes.
“O projeto ajudou a Band a ter visibilidade total de todos seus ativos de TI, incluindo licenças em uso, recursos ociosos e sobretudo, ampliou a gestão e governança em Compliance, garantindo conformidade de uso e economia”, ressalta Fernando Calhelha, Executivo Comercial da Brasoftware.
Marcelo Boriero, Country Sales Director da Snow acrescenta que o software da companhia permite ter uma visão gerencial dos ativos de TI, além de colaborar com informações para suportar diversas iniciativas como: planejamento de budget, acompanhamento de projetos, insides para otimização e redução de custo. Com uma interface amigável para gerenciar diversos fornecedores de software, dispositivos e localizações. “Além disso, os dados de auditoria podem ser importados de mais de uma fonte de inventário, tornando esse trabalho muito mais simples e eficaz”, explica Boriero da Snow.
Para aproveitar ao máximo os benefícios da ferramenta, uma agenda especial de capacitação foi realizada exclusivamente para os profissionais da Band. “Com este projeto, temos muito mais controle dos nossos ativos, uma visão ampla dos nossos recursos e maturidade, o que gera uma gestão muito mais efetiva e ajuda a BAND na evolução da sua missão”, conclui Alexander Biltoveni.
Empresa aposta nas soluções Kaizala e Power BI para otimizar processos internos e melhorar ainda mais seus resultados.
A Citrosuco, a maior produtora de suco de laranja do mundo, contou com a ajuda da Brasoftware para otimizar as funções de seu departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), setor responsável por inspecionar todas as 4 unidades fabris da empresa e estabelecer ações preventivas para neutralizar possíveis acidentes que ameacem a saúde e segurança de seus funcionários, ou o meio ambiente.
Para desempenhar tal atividade, era necessário que o departamento se deslocasse por todas as áreas de operação da companhia, para preencher formulários para captação de dados de forma manual. "Nós realizamos um estudo para verificar quais funções poderiam ser aprimoradas com a adoção de uma solução como o Office 365. Identificados esses processos, mapeamos as ações e apresentamos as tecnologias que poderiam otimizar tempo, automatizando processo e comunicação, gerando dados muito mais detalhados e com mais agilidade", comenta Eduardo Sukarie, Diretor Comercial da Brasoftware, desenvolvedora do projeto.
Murilo Mestriner, analista de Tecnologia da Informação da Citrosuco, destacou que antes da mudança, além do processo ser mais lento, havia a dificuldade da área em coletar as informações, centralizá-las e então consolidá-las em seus relatórios mensais para a diretoria, pois era necessário que os arquivos fossem digitalizados manualmente. "Nesse cenário, a utilização do Kaizala e do Power BI se provou a melhor solução uma vez que uma das funcionalidades era a criação e a publicação de formulários dinâmicos. Além disso, a aplicação tem como foco principal as pessoas que estão sempre se deslocando, ou seja, o usuário tem uma ferramenta de trabalho em seu smartphone, podendo exportar os dados coletados para a sua máquina", declarou.
Mestriner também revela que, com a adoção da tecnologia, mais de 250 usuários do grupo de inspeção do SMMA foram beneficiados e inseridos na ação principal da área. "Anteriormente, apenas 50 funcionários de todo o núcleo de SSMA conseguiam se deslocar para colher esses dados, contudo, após a implementação do Kaizala, mais colaboradores do núcleo puderam aderir à função". "O engajamento dos nossos usuários aumentou 55% após o plano de adoção desenvolvido pela Brasoftware. Em cinco meses, tivemos 3703 formulários respondidos. Um número que destaca o quanto cresceu a capacidade da equipe de SSMA".
Após a implementação da ferramenta, a fornecedora de tecnologia também promoveu, durante três meses, treinamentos divididos em cinco turmas de 50 pessoas para os funcionários da Citrosuco, com o objetivo de capacitá-los e estimulá-los a desenvolverem soluções internas. Em um dos dias do treinamento, a produtora de suco também contou com o apoio da Brasoftware na realização do IT Experience, evento onde os seus mais de 500 colaboradores tiveram a oportunidade de ter contato com as ferramentas disponíveis no Office 365. "Nós tomamos conhecimento da necessidade da Citrosuco que além da aplicação, precisava de pessoas que pudessem executá-la. Desse modo, buscamos dar autonomia aos colaboradores para que o uso das aplicações, assim como o desenvolvimento de novos recursos, fossem feitos de maneira muito simples, proprietária de com a agilidade que uma operação como a da Citrosuco precisa", contou Sukarie.
Solução em nuvem melhora a troca de informações entre os colaboradores e a confiabilidade nos serviços prestados.
A Cigás, Companhia de Gás do Amazonas, é uma concessionária de serviços públicos que atua na distribuição e comercialização de Gás Natural para os mais diversos segmentos, como termoelétrico, comercial, industrial, GNV (gás natural veicular), cogeração e residencial. Operando desde 2010, a companhia tem mais de 110 quilômetros de rede de distribuição espalhados por Manaus e 701 unidades consumidoras contratadas. Utilizando uma solução de mensageria com poucas funcionalidades de colaboração e baixa disponibilidade de serviço, a Cigás, com o apoio da Brasoftware, um dos maiores parceiros da Microsoft do Brasil, adotou, em todas as áreas da empresa, o Office 365 visando melhorar a comunicação interna, troca de informações entre os colaboradores e confiabilidade nos serviços prestados. A opção por esta solução em nuvem deu-se pela facilidade em aumentar ou diminuir a quantidade de serviços consumidos, acompanhando, assim, o negócio da empresa.
“A utilização das soluções do Office 365 nos trouxe grandes benefícios como a disponibilidade do serviço, interface exatamente igual entre webmail e Outlook nos computadores, aplicativo de armazenamento em nuvem com capacidade de 1 Terabyte de espaço no OneDrive, ferramentas de auditoria de envio dos e-mails, entre outros” comenta Maurício Sampaio, Gerente de TI da Cigás. Sampaio ainda observa que o grande poder da ferramenta é a alta disponibilidade e a colaboração que atende às demandas de qualquer empresa que preza pela velocidade no atendimento. “Executivos em trânsito podem ter a certeza que irão sempre ter suas informações de e-mail e calendário na mão. E caso seja necessário, até editar e-mails ou arquivos em Excel pelo celular”, ressalta Sampaio.
Um dos desafios neste projeto foi a migração das caixas de e-mail acima de 10 gigabytes para o Office 365. Foi necessário fazer go live da nova plataforma, deixando os usuários acessando os novos e-mails e migrando aos poucos, simultaneamente, os antigos. “O processo foi desafiador, pois mexeu com uma das principais ferramentas de comunicação utilizadas na empresa para falarmos com os clientes, fornecedores e entre nós mesmos”, complementa Sampaio.
Outra adversidade contornada durante o projeto está em relação à pouca infraestrutura de rede na cidade. “A questão da internet deficitária da região não teve impacto na migração dos dados para nuvem. Hoje, os usuários têm acesso 100% a todas as funcionalidades do Office 365, e ganharam novos recursos como maior capacidade de armazenamento, novas formas de se comunicarem e trabalharem em time”, explica Alexandre Vilanova, Executivo de Contas e Parceiros da Brasoftware.
Mais de 120 colaboradores foram beneficiados com a implementação do Office 365. Com a consultoria da Brasoftware, foram feitos workshops de Dicas e Truques para envolver os usuários na utilização da ferramenta, capacitação dos profissionais da empresa, apresentação dos benefícios que esta solução pode proporcionar e como a companhia pode crescer ainda mais utilizando os recursos que a nuvem pode agregar, como os das plataformas da Microsoft. “Periodicamente contamos com um especialista da Brasoftware para realização de workshops onde sempre descobrimos novas maneiras de realizar nossas tarefas do dia a dia”, explica Sampaio.
Após os resultados com a implantação do Office 365, a companhia está com um projeto piloto da ferramenta de Business Inteligence da Microsoft, o Power BI. A solução foi integrada ao sistema gerencial, viabilizando a construção de dashboards para controlar as despesas operacionais e investimentos realizados pela empresa. A Cigás pretende ampliar este projeto e levar o Power BI para os outros setores com o intuito de ajudar na tomada de decisão de negócios.
Mais ágil, solução desenvolve projetos com maior qualidade e adaptados a soluções móveis.
A Telefônica Educação Digital, empresa do grupo Telefônica especializada em oferecer soluções integrais de aprendizagem online para educação e formação, passou a utilizar o Adobe Captivate para dar mais vazão aos seus projetos. Com o fluxo de trabalho integrado entre as ferramentas da Creative Cloud, foi possível ilustrar, diagramar, tratar imagens e vídeos, gerando assim, um conteúdo de qualidade para compor e publicar e-learnings responsivos por meio do Adobe Captivate e outras ferramentas, criando cursos com mais qualidade e adaptados a soluções móveis. Com o apoio e consultoria da Brasoftware, empresa parceira da Adobe e líder na gestão de contratos, a companhia conseguiu desenvolver seus projetos de treinamentos de e-learning, vídeos, soluções de realidade aumentada, virtual e mista já em HTML 5, linguagem para estruturação e apresentação de conteúdo para a World Wide Web, em uma velocidade muito maior. Com a utilização da nova ferramenta, o número de cursos criados cresceu 35% ao mês.
“O mercado está sempre mudando, atualizando-se e não podemos ficar de fora. Usávamos uma solução que não nos permitia criar projetos de e-learning de forma rápida e dinâmica. Assim, optamos pelo Adobe Captivate, ferramenta mais fácil e ágil, para desenvolvermos os cursos já em HTML 5 e direcionados para soluções móveis, com telas escalonáveis e responsivas, uma vez que a mobilidade está cada vez mais presente no nosso dia a dia”, comenta Sérgio Krivtzoff, Gerente Fábrica de Conteúdos da Telefônica Educação Digital.
Os ganhos para a empresa foram enormes. Utilizando a nova ferramenta, eles conseguem atender os clientes de forma satisfatória, dentro dos prazos e oferecer todos os projetos prontos para utilização em dispositivos móveis. Sérgio comenta que a necessidade de mudar para uma solução diferente se deu quase que da noite para o dia quando um cliente, seguindo as tendências do mercado, sentiu a necessidade de levar todos os seus projetos para o HTML 5. Krivtzoff ainda esclarece que produziam os cursos de forma mais artesanal e para conseguirem atender todas as demandas precisavam de uma nova ferramenta que possibilitasse essa criação de forma mais rápida e que mantivesse a mesma qualidade que os clientes já estavam habituados.
Como exemplos de trabalho realizado pela empresa, Krivtzoff cita o caso com a LATAM Airlines Brasil, cliente no qual eles criaram uma simulação do software de check-in do aeroporto, para capacitar os profissionais e agilizar o processo. Outro cliente, a ICESP, Centro de Educação e Treinamento em Oncologia, contratou os serviços da companhia para trabalhar no projeto de treinamento oncológico da rede pública. Neste projeto todo o material foi produzido no Captivate.
Para capacitar e melhorar as habilidades do time de desenvolvimento da Telefônica Educação Digital, levá-los a tirar o máximo proveito da última tecnologia e garantir que eles utilizem a ferramenta em sua totalidade, a Brasoftware realizou diversos workshops de capacitação e orientação de melhores práticas. “A Brasoftware nos entregou o projeto, no prazo e condições solicitadas. Os consultores realmente entendem a função de cada software e conseguem nos assistir tecnicamente sempre que precisamos”, explica Krivtzoff. “Trabalhamos para desenvolver as habilidades de todo time, trazendo aumento significativo na produtividade, além de fornecer dicas e truques de como usar os softwares de maneira mais fácil, rápida e eficiente”, complementa Rafael Nunes, Executivo de Produtos da Brasoftware.
Com apoio da Brasoftware, projeto foi executado em 10 dias, diminuiu carga de trabalho entre os funcionários e acelerou processos de tomada de decisão.
O Grupo Cesari, conjunto de sete empresas especializadas em logística com 18 filiais espalhadas pelo Brasil, acaba de adotar a solução de Power BI da Microsoft para aumentar a mobilidade e velocidade no acesso à informação dos tomadores de decisão do grupo. Com auxílio da Brasoftware, maior parceiro da Microsoft no Brasil, a implementação, migração e desenvolvimento de aplicações críticas como: DRE (demonstração de resultados da empresa), aplicações para movimentação de granel sólido e líquido e controle de KPIs aconteceu em apenas 10 dias.
O desafio do grupo, que atua, principalmente, no transporte rodoviário, fluvial e na armazenagem de materiais era padronizar seu sistema tecnológico e migrar mais de 100 indicadores chave de desempenho para os dashboards criados com a nova solução, iniciando seu caminho para a transformação digital. “Após esse projeto, temos acesso de modo mais fácil às informações que precisamos para gerir nosso negócio. Temos os resultados da empresa em tempo real e os de cada filial que estão espalhadas pelo País. Nosso objetivo é transformar uma reunião de apresentação de resultados em uma reunião de planejamento e tomada de decisão.”, explica Alexandre Rosaneli, CFO do grupo Cesari.
Segundo pesquisa do quadrante mágico do Gartner Group de 2017, o Power BI é líder em Business Intelligence e Analytics. A ferramenta consegue transformar grandes quantidades de dados e informações em visualizações gráficas, números e indicadores para serem analisados e compreendidos rapidamente. “Os dashboards são dinâmicos e adaptáveis a qualquer tipo de projeto, facilitando a vida dos funcionários durante as análises e tomadas de decisões”, comenta Célia Gomes, gerente de serviços da Brasoftware. A ferramenta está vinculada diretamente ao banco de dados do grupo e faz a leitura do SQL da base de dados do ERP. – Rodopar.
Os analistas de controles internos da empresa ganharam mais agilidade nas análises pelo Power BI ser um sistema mais sensível ao usuário e simples de usar. Há uma maior liberdade para criar controles de análises, algo complexo na solução antiga, que exigia um conhecimento mais profundo de programação. “Para fecharmos o DRE, disponibilizávamos uma equipe de 10 pessoas e levávamos cerca de uma semana. No Power BI, temos o material atualizado em questão de minutos, automatizando grande parte do processo. A nova solução facilitou o trabalho de nossos analistas que podem pular a etapa de construção do material, passando direto para a análise, produzindo avaliações, estudos e um acompanhamento mais preditivo sobre as finanças da empresa”, conta Guilherme Borlengui, analista de BI do Grupo Cesari.
Além de facilitar a tomada de decisão, o compartilhamento de informações entre os funcionários e os gestores também ficou mais rápido e dinâmico, pois junto da aquisição do pacote completo da Microsoft, todos os e-mails da empresa foram migrados para um único domínio. Outro benefício com o projeto é o acesso aos relatórios por meio de diferentes plataformas, incluindo tablets e celulares, com mais segurança e confiabilidade. “Temos uma mobilidade muito maior com uma excelente segurança. Agora, o acesso aos relatórios, dados financeiros, DRE e KPIs é feito apenas se o funcionário estiver logado com o e-mail da empresa”, comenta Rosaneli.
Para este projeto, o grupo contou com a expertise da Brasoftware para entender o desafio da Cesari e propor a melhor solução para sanar as dores do cliente. “A Brasoftware teve um papel mais consultivo, de analisar nossa situação e nos oferecer a melhor solução. Eles sempre se propuseram a nos ouvir e compartilhar ideais, entregando um serviço de alta qualidade no menor tempo possível”, finaliza Rosaneli.
Brasoftware foi escolhida pela companhia para fazer a gestão da adoção dos pools elásticos do Azure, que ajudaram a solucionar problemas de performance, falta de flexibilidade e lentidão.
Sinônimo de agilidade no Mercado de Seguros, sendo especialista em propor inovações em redução de tempo, com atuação, no ramo segurador, principalmente no mercado de corretoras de seguros, a Agger Sistemas cria, desenvolve e atualiza sistemas de gestão. A empresa disponibiliza um banco de dados online a seus clientes, sem a necessidade de investimento em servidores e backup por parte das milhares de corretoras que atendem. Para solucionar problemas de performance, falta de flexibilidade e lentidão nos seus mais de 6 mil bancos de dados, a companhia escolheu a Brasoftware para fazer a gestão da implementação dos Pools Elásticos do Microsoft Azure - uma solução simples e econômica para gerenciar e dimensionar vários bancos de dados com demandas de uso variáveis e imprevisíveis.
Os dados, antes hospedados no formato colocation hosting (IaaS), apresentavam problemas técnicos relacionados à performance, lentidão e falta de escalabilidade, atingindo diretamente os usuários das aplicações da Agger. Com a mudança para os Pools Elásticos do Azure, a empresa consegue provisionar novas bases de dados em minutos, atendendo, de forma rápida, novos clientes.
“Os Pools Elásticos substituíram servidores inteiros que tínhamos. Agora, não precisamos nos preocupar com escalabilidade, por exemplo. Outro ponto importante é a qualidade do serviço que melhorou muito. Temos backup a cada 10 minutos de todas as 6 mil bases de dados. Antes, tínhamos um por dia. A mudança também refletiu nos negócios. Como o pool tem um custo menor, conseguimos oferecer um preço mais acessível para quem quiser colocar seu banco de dados online”, explica Junior Saladino, gerente geral da Agger Sistemas.
A empresa tem clientes com os bancos de dados hospedados no formato colocation, em todo o Brasil, e no exterior, sendo que nas cidades brasileiras que ainda não possuem Internet com velocidade adequada (fundamental para o mercado de Seguros), muitos reclamavam de lentidão. Atualmente, com a mudança para o Azure, o acesso a esses bancos se tornou mais rápido e melhor, sanando uma das maiores dores de seus clientes.
Além de melhorar o dia a dia dos clientes da companhia, a equipe de TI da Agger se beneficiou bastante com a mudança. Antes, uma ocorrência no banco de dados demandava muitas horas de trabalho do time de TI para localizar e resolver a questão. Agora, as ocorrências são realizadas de maneira muito mais ágil. “A equipe de TI teve um grande ganho de tempo com a mudança para o Azure. Quando um cliente comunica um problema, o time de TI consegue trabalhar rapidamente, identificando o pool em que a base de dados dele está para fazer a correção”, comenta Jr Saladino.
Para a implementação dessa tecnologia, um dos pontos mais críticos é a parte de conversão. Por estarem em um modelo tradicional e mudarem para plataforma como serviço (PaaS), há pontos relacionados à compatibilidade das aplicações da Agger e a readaptação do formato que necessitam de maior atenção. Além desses quesitos, o volume de dados que precisavam ser convertidos era muito grande. “Estamos falando de uma grande quantidade de base de dados, por isso, o processo se estendeu por quase quatro meses até ser finalizado”, esclarece Guilherme Bezerra, arquiteto de soluções da Brasoftware.
A partir da experiência com o Azure, a Agger pretende fazer o mesmo com o aplicativo que oferecem para as corretoras. “Os clientes compram o aplicativo e a Agger lança o app com o logotipo e nome da corretora. Por meio dele, é possível acessar os bancos de dados, porém, isso é feito por meio de uma API (interface de programação de aplicações). Futuramente, pretendemos colocar o aplicativo no serviço de appweb da Microsoft Azure também”, finaliza Jr Saladino.
Buscando reduzir custos, ganhar elasticidade, agilidade e flexibilidade, Adtalem contou com a Brasoftware para maximizar infraestrutura em nuvem, reduzindo gastos em mais de 40%.
Um dos maiores provedores educacionais do mundo, a Adtalem Educacional do Brasil, acaba de migrar suas maiores e mais importantes aplicações de negócios, entre elas o seu software de Gestão Empresarial (SAP) e o Software de Gestão de pessoas (TOTVS RM) para o Azure da Microsoft, com o objetivo de reduzir custos, ganhar elasticidade, agilidade e flexibilidade em seus processos. A empresa que já usava uma solução em cloud computing, contou com a Brasoftware para iniciar um projeto de melhoria da infraestrutura em nuvem, que incluiu uma análise de consumo e uso de serviços. O processo foi finalizado em tempo recorde: em três meses o ambiente já estava no ar, com uma redução de custo de mais de 40%.
Com mais de 18 instituições de ensino superior, pertencentes ao grupo educacional, distribuídas pelo Brasil, a migração impactou diretamente mais de 110 mil alunos e aproximadamente 6 mil colaboradores.
Adotamos a tecnologia de cloud computing há dois anos, que de fato funcionou muito bem, porém, os custos com a solução estavam ultrapassando nossa estimativa. Então fez-se necessário buscar outros fornecedores com o mesmo padrão de excelência, mas com preços mais competitivos e migrar todas nossas aplicações baseadas em Windows.
Para realizar esse projeto, contamos com a Brasoftware que garantiu a normalidade de todas as nossas aplicações durante o processo de migração”, destaca Luiz Alvarez, CIO da Adtalem Educacional do Brasil.
Processo de migração das aplicações para o Azure
A migração foi dividida em fases: primeiramente, foi feita uma análise da arquitetura do ambiente da Adtalem Brasil, identificando o que era crítico e as aplicações mais rápidas de serem levadas para a nuvem. No começo, foram levados os servidores que tinham um menor impacto e, conforme esses ambientes eram estabilizados, outros servidores eram levados gradativamente. Durante a fase de transição, a equipe de consultores fez um trabalho minucioso para consolidação dos recursos na nuvem e, assim, menos servidores foram migrados, além de alguns serviços terem sido alocados em outras máquinas que tinham recursos sobrando. Por último, com o ambiente em produção, foi feito um trabalho de análise comportamental e de desempenho para verificar se ainda era possível otimizar os recursos alocados; essa ação foi extremamente importante porque ela preza pelo bom funcionamento das aplicações, bem como impacta diretamente no consumo financeiro dos recursos de cloud.
“Uma das nossas preocupações durante o projeto, foi de otimizar o tempo, diminuindo a indisponibilidade dos serviços que são críticos e para isso, primeiramente, iniciamos a migração de todas as máquinas do ambiente de homologação e teste, e então começamos a replicar as máquinas de produção com datas pré-agendas para realizar as viradas assistidas. O momento de maior frisson foi a virada do SAP para nuvem, pois entendemos que estávamos migrando o coração da empresa e dada sua criticidade mantemos o mesmo ambiente de produção replicado no Azure e simulamos uma falha, derrubando o antigo e deixando o novo no ar, que é o que permanece até hoje.” explica Ivon Sousa, executivo de estratégia e soluções cloud da Brasoftware.
Para João Emilio, executivo de contas da Brasoftware, ouvir e entender a necessidade do cliente gera fatores de sucesso como esse envolvendo aplicação de missão crítica como o SAP, que contém dados muito sensíveis e exige um downtime baixo.
A implementação da plataforma de compartilhamento e gerenciamento de conteúdo entre equipes de trabalho contou com o apoio da Brasoftware; intranet será utilizada por servidores da CGU de todo o Brasil.
A partir de setembro, mais de 2,5 mil servidores e colaboradores da Controladoria-Geral da União (CGU) – órgão do Governo Federal responsável pela defesa do patrimônio público e combate à corrupção – localizados no distrito federal e nos 26 estados do País, passarão a usar a plataforma SharePoint Online da Microsoft como intranet e principal ferramenta de comunicação interna.
Com a adoção, que contou com o apoio da Brasoftware – uma das maiores e mais tradicionais parceiras da Microsoft no Brasil – no processo de implementação, o órgão tem o intuito de aprimorar o processo de compartilhamento e gerenciamento de conteúdo interno, tornar a intranet mais dinâmica e intuitiva, além de facilitar o trabalho e aumentar a colaboração entre os usuários.
Na nuvem
Como a ferramenta está na nuvem, a TI da CGU não precisará manter servidores disponíveis para suportar a intranet ou se preocupar com algum problema que a deixe fora do ar. “A TI teve um grande benefício com a mudança. Não precisamos mais nos preocupar com investimentos ou manutenção da infraestrutura de TI que era dedicada à plataforma antiga de intranet”, explica Denis Francis, chefe do serviço de prospecção de soluções da CGU.
A ferramenta, que promove o trabalho em equipe, foi escolhida por já fazer parte do pacote Microsoft Office 365 utilizado pela CGU. “Antes da implementação da nova tecnologia, era usado um software livre que, apesar de ter bastante conteúdo e informação, estava desatualizado e defasado. A Ascom, assessoria de comunicação social do órgão, visando modernizar e melhorar o ambiente da intranet, solicitou a troca da plataforma. Como o SharePoint atende a todas as necessidades e tem a vantagem de já ser integrado com os outros serviços da Microsoft como Word, Excel e Power Point, optamos por essa ferramenta”, explica Francis.
Um dos pontos principais para a mudança era tornar a intranet mais acessível tanto para os colaboradores quanto para quem gera conteúdo na plataforma. “O SharePoint é mais intuitivo tornando a criação de conteúdo, incorporação de fotos, vídeos e notícias mais fácil. Mesmo quem não é da área de TI ou comunicação, consegue trabalhar com a ferramenta”, conta Guilherme Fortuna, chefe da Ascom.
O projeto é uma evolução da utilização das soluções Microsoft na CGU. A busca por uma comunicação mais eficiente e unificada foi o que permeou as ações da Brasoftware e da Microsoft no órgão. “Realizamos diversas oficinas de capacitação com dicas e truques, e melhores práticas de adoção. O engajamento dos colaboradores sempre foi positivo, fazendo com que buscássemos inovações para aprimorar o trabalho. Após conversa com a equipe da Ascom, sobre o uso do SharePoint para conteúdo de intranet, apresentamos outros casos de uso, que a Brasoftware já havia realizado utilizando esta tecnologia, e a proposta foi aceita, incrementando a jornada de transformação digital da CGU”, conta Teófilo Machado, gerente de solução da Brasoftware.
Com mais de 30 anos de história, a Brasoftware auxiliou no treinamento das mais de 20 áreas da CGU que utiliza a plataforma. “Contamos com o apoio da equipe da Brasoftware no treinamento das diversas áreas que compõem a CGU como: RH, TI e compras, e nas adaptações de conteúdo para a nova realidade”, afirma Guilherme Fortuna, explicando que “após a conclusão do projeto, espera-se que haja uma diminuição no tempo gasto com a incorporação de conteúdos e criação de seções na plataforma. Cada departamento terá um local para dar visibilidade a seus projetos, permitindo uma colaboração maior dentro do órgão e gerando uma comunicação mais efetiva”, conclui Fortuna.
A instituição de ensino tem o intuito de preparar os alunos para um futuro conectado, colaborativo e com acesso à tecnologia.
O Colégio Bandeirantes, uma das instituições de ensino mais tradicionais de São Paulo, com apoio da Brasoftware, uma das maiores parceiras da Adobe e Microsoft no Brasil, potencializa a adesão de 2,8 mil alunos à tecnologia com a integração do Adobe ID e o Office 365 da Microsoft, permitindo uma maior mobilidade e facilidade do estudante na utilização de ferramentas como Photoshop, InDesign, Premier e Office, tanto nas dependências da escola como fora dela.
Para atender às necessidades pedagógicas e, futuramente profissionais dos alunos, a utilização das ferramentas no dia a dia dos estudantes foi ampliada. “Antigamente, tínhamos licenças avulsas, podíamos usar as soluções apenas em salas específicas, em um número limitado de computadores. Hoje, há um número suficiente para o professor se sentir completamente confortável para planejar uma aula e, logo em seguida, ter o recurso disponível, impactando muito mais alunos. Outro ponto relevante para a utilização das ferramentas é a ampliação da experiência digital dos estudantes, preparando-os para um futuro conectado, colaborativo, em nuvem e com ferramentas sempre atualizadas”, explica Alexandre Cury, gerente de TI/Sistemas do Colégio Bandeirantes.
Além do maior número de alunos impactados, o colégio também se preocupou com a dinâmica em sala de aula e, consequentemente, com a padronização dos logins e senhas necessários para a utilização das ferramentas da Adobe. O aluno usa o mesmo usuário e senha que está acostumado e já utiliza em outras plataformas como SharePoint, OneDrive, Office365 e aplicativos pedagógicos. Caso haja necessidade de alteração de senha, a mudança é feita em um sistema e os outros são atualizados automaticamente. “Se o estudante tivesse que criar uma conta para cada ferramenta trabalhada em aula, a gestão do professor e da TI dificultariam a dinâmica em sala”, comenta Cury.
Além do uso das soluções nos laboratórios do colégio, os alunos têm a possibilidade de utilização em seus próprios dispositivos nas dependências da escola ou fora dela. Muitos fazem trabalhos no pátio do colégio ou até mesmo em casa, sem a necessidade de deslocamento até o laboratório ou biblioteca e aguardar um horário específico para acessar as ferramentas.
A partir do sexto ano, os estudantes já têm um grande contato com as ferramentas da Adobe e do Office. Alexandre comenta conhecer alunos que apresentam tanta familiaridade com o Premier, ferramenta de vídeo, que acabam utilizando a solução em sua vida pessoal, produzindo e editando vídeos para seus canais no Youtube.
Para elevar ainda mais o grau de maturidade de TI da instituição, o Bandeirantes contou com a consultoria da Brasoftware na escolha da melhor solução para sanar os desafios enfrentados. “Analisamos o ambiente e a maturidade do cliente perante a adoção de novas tecnologias. Depois deste passo, apoiamos na escolha do melhor caminho para aproveitar ao máximo as soluções criativas da Adobe no processo de aprendizagem dos alunos, trazendo para a sala de aula novas experiências digitais conectadas ao plano de ensino do Bandeirantes”, esclarece Rodrigo Domingueti, Executivo de Produtos Adobe da Brasoftware.
“O conhecimento técnico que a Brasoftware tem nas soluções para o Setor Acadêmicos é muito interessante para nós. Sempre precisamos redimensionar ou contratar serviços de tecnologia e a Brasoftware prontamente nos apresenta uma ideia nova, propondo soluções aderentes e dentro do escopo do nosso negócio”, esclarece Cury.
Pensando em aprimorar ainda mais o plano pedagógico, o colégio pretende implementar futuramente o ensino adaptativo, utilizando ferramentas como machine learning e inteligência artificial. Essa nova proposta tem o objetivo de identificar pontos deficientes na aprendizagem do aluno e, assim, entregar exatamente o que ele precisa, seja por meio de exercícios, apostilas ou vídeos.
Gerenciamento é feito com a implementação SAM da Microsoft nas duas unidades de negócio que compõem o grupo, a Lwart Lubrificantes e a Lwarcel Celulose.
Desde a nota fiscal de um software até a comprovação de sua licença de uso, estar de acordo com as regras para gerenciamento de ativos de TI de uma empresa garante segurança na administração, aumenta a eficiência e diminui os riscos operacionais, inclusive, os financeiros. De acordo com a BSA (Business Software Aliance), em 2015, quase metade dos softwares usados por brasileiros não eram licenciados.
O Grupo Lwart, composto pelas empresas Lwart Lubrificantes e Lwarcel Celulose, é responsável por não apenas uma, mas duas renovações anuais com o projeto de gerenciamento de ativos da Brasoftware, uma das maiores parceiras da Microsoft. “Há três anos consecutivos, o Grupo Lwart decidiu adotar o SAM (Software Asset Management) - software de gestão de ativos de TI - depois de encontrar divergências em seus balanços. “O trabalho é feito de forma semestral para atender às duas unidades de negócio dentro do grupo”, conta Nelson Simões, gerente regional da Brasoftware e responsável pelo atendimento ao grupo.
Jefferson Andriotti, gerente de TI do Grupo Lwart, conta que a empresa não possuía um serviço de inteligência que identificasse e contabilizasse as licenças necessárias dos ativos de softwares utilizados. “Percebemos que usávamos dois softwares diferentes da Microsoft, o Project e o Visio”, diz Jefferson, sobre os programas de gerenciamento de projetos. “O SAM detalhou há quanto tempo e a forma como a equipe estava utilizando estas ferramentas, além de mostrar que tínhamos um número de licenças contratadas maior do que as instaladas”.
Com a facilidade e benefícios do projeto de SAM, o Grupo Lwart fez um trabalho de divulgação interna. “O SAM nos mostrou a quantidade de softwares que tínhamos no parque e cuidou da regularização com a Microsoft”. Após superar as dificuldades de controle de programa, o plano de continuidade com o SAM ajudou a evitar penalidades financeiras e custos legais, ao assegurar que as licenças estivessem em conformidade.
Com o recente avanço da transformação digital aliada à mobilidade, a necessidade de uma gestão consultiva e proativa de TI se torna cada vez mais necessária. “Todas as empresas estão passando por um momento em que os recursos financeiros precisam ser maximizados. E, em nossa empresa, não é diferente. O SAM veio nos auxiliar em uma gestão mais profissional, além de trazer um uso mais racional dos investimentos em TI, pois conseguimos saber o que realmente usamos e o que temos contratado”, afirma Jefferson.
O MP é o primeiro órgão judicial do estado a migrar seus e-mails para a nuvem. No total, 8 mil contas foram migradas para o Microsoft Office 365 nas 450 unidades do Estado.
A Brasoftware foi responsável pelo projeto, que contou com a disponibilização do licenciamento e apoio técnico durante a migração, além de trazer garantias de segurança.
O Ministério Público do Estado de São Paulo acaba de migrar as contas de e-mail de todos os servidores públicos para o Microsoft Office 365, totalizando mais de 8 mil contas migradas nas 450 unidades do estado, em um prazo de quatro meses. A migração se deve principalmente às dificuldades que o órgão enfrentava com a disponibilização de espaço nas caixas postais, tornando o Ministério Público o primeiro órgão judicial do estado a migrar para a nuvem. A Brasoftware foi a responsável pela implementação e licenciamento, garantindo maior segurança e conectividade.
“Com a migração, o MP conquistou ganhos como maior capacidade de armazenamento na caixa postal e disponibilidade de conexão de qualquer lugar e dispositivo, além da habilitação de serviços de videoconferência em larga escala por meio do Skype Broadcast, extremamente necessários para a transmissão de eventos em massa para até 10 mil pessoas conectadas simultaneamente”, afirma Guilherme Taliba, Gerente de Soluções da Brasoftware. “A solução facilita o dia a dia da Promotoria, permitindo ao usuário acessar informações a partir do computador institucional ou pessoal e, até mesmo de dispositivos móveis como celulares e tablets. A nuvem vem com essa proposta de colaboração, mobilidade e integração. Agora, com o Skype, por exemplo, quebramos a barreira da distância e os funcionários conseguem se comunicar por chat e webconferência com qualquer outra Promotoria do Estado de São Paulo, gerando ganho de produtividade, agilidade e redução de custos com deslocamentos”, conta Láercio Carrasco, CIO do MP.
Além disso, o MP preocupou-se em capacitar os usuários após a migração, organizando um trabalho conjunto com a área de comunicação. “Trabalhamos de forma sincronizada. Selecionávamos uma quantidade específica de usuários. Uma semana antes da migração, a comunicação encaminhava um e-mail informando ao usuário que ele seria migrado, passando todas as diretrizes e links para o novo acesso ao seu e-mail. Também montamos workshops em todas as 16 unidades regionais do Ministério Público no Estado de São Paulo”, informa Laércio.
Empresa observou redução no número de chamados de TI, diminuição de riscos e escalabilidade, além de agilizar o processo de comunicação com os clientes.
As famílias que se divertem com as atrações do Playland não imaginam que, por trás de todo o maquinário dos brinquedos, há um intenso trabalho de TI que mantém o parque funcionando harmoniosamente para evitar as surpresas inesperadas. Atualmente, com um escritório-matriz em São Paulo, nove lojas físicas e um parque in-door, a empresa contou com a Brasoftware para migrar seus servidores locais para as soluções do Microsoft Azure e implementar o Office 365.
“O Office 365 foi responsável por reduzir em torno de 30% o número de chamados sobre serviços de mensageria, troca de senha e criação de usuários, além de unificar todos os domínios em uma única plataforma, gerando escalabilidade no gerenciamento de licenças. Além disso com este projeto, pudemos consumir a exata quantidade de licenças que precisamos, sem excesso de ativos de software, uma vez que pagamos pelo que realmente é utilizado dentro da nossa empresa”, afirma André Lira, gerente de TI do Playcenter.
Através das soluções de produtividade Microsoft, os colaboradores podem trabalhar de qualquer dispositivo, de qualquer lugar e a qualquer momento, de maneira segura, colaborativa e eficaz”. Além disso o Office 365 trouxe para a PlayOne uma gestão muito mais efetiva, garantindo que os serviços contratados realmente sejam aproveitados e utilizados em sua totalidade, conta Bruno Testoni, Gerente de Soluções da Brasoftware.
Outro projeto realizado no Playland envolve a migração para a Azure do portal online para clientes e da página de intranet para funcionários. “O grande objetivo com o uso do Azure é ganhar disponibilidade porque não dependeremos mais de estrutura física no nosso escritório, não estando mais sujeitos às intempéries normais. No Azure, o serviço é muito mais estável, permitindo diferenciais para nosso cliente, como por exemplo, a consulta de saldo de seus cartões de fidelidade a qualquer momento,”, explica André.
Tendência do mercado digital, a contratação do Azure é no modelo de IaaS (Infraestrutura como Serviço). Segundo estudo do Gartner, o mercado mundial de serviços em nuvem pública deve crescer 21,4% em 2018 e o segmento de maior crescimento é o de serviços IaaS, que deve crescer 35,9% em 2018. “Deste modo, o Playland pode acessar os recursos de armazenamento por meio da rede e também diminuir custos com manutenção da infraestrutura que, neste caso, era terceirizada.
Com a migração, o departamento de TI ganhou mais tempo para trabalhar na inovação do negócio, fazendo um papel muito mais estratégico e 100% focado na transformação digital. “Com a escalabilidade e flexibilidade da nuvem, o cliente hoje consegue provisionar seus projetos internos de maneira rápida por meio do Microsoft Azure, com custos previsíveis e pagos mensalmente”, complementa Bruno.
A Brasoftware foi responsável pelo projeto do Office 365, que permitiu que quase oito mil usuários – entre colaboradores de sua matriz e de suas lojas franqueadas – utilizassem um mesmo sistema de e-mail e armazenamento na nuvem.
Uma das maiores operadoras de Turismo das Américas, a CVC Brasil contou com a Brasoftware para o desafio de migrar seus sistemas para a plataforma Microsoft Office 365, com o objetivo de integrar a comunicação entre o setor administrativo e suas mais de 1.200 lojas físicas franqueadas. Cliente Brasoftware há dez anos, a operadora focou na integração dos colaboradores, de forma que todos pudessem utilizar um mesmo sistema de e-mail, com armazenamento de dados na nuvem.
Frente ao atual momento de crescimento acelerado da companhia, impulsionado pela abertura de novas franquias no segmento de viagens de lazer (com a marca CVC) e pela entrada em novos negócios, a CVC Corp, que controla a CVC e outras cinco unidades de negócios, entendeu a importância da migração principalmente após aquisição das companhias Submarino Viagens (vendas de viagens on-line) e RexturAdvance (viagens corporativas), tendo confiado à Brasoftware a estratégia de implementação do Office 365.
“Após essa implementação, já temos quase 8.000 usuários ativos com a Microsoft”, explica Luis Antonio Bannwart, Gerente Executivo de Tecnologia da CVC Corp.
O Office 365 permitiu a potencialização da caixa de correio eletrônico; criação de um mesmo sistema de e-mail para todas as empresas; acesso a processos colaborativos pelos colaboradores da companhia; diminuição com custos internos (equipamentos, servidores e sistema operacional) e facilidade de administração de única solução por parte da equipe de TI. Além disso, o projeto incluiu a entrega das principais ferramentas da plataforma, como o OneDrive for Business para armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem e o Skype for Business, que potencializou a comunicação entre os colaboradores e principais parceiros de negócios, além de reduzir custos com deslocamento e telefonia, em linha com as melhores práticas existentes no mercado.
BUSINESS INTELLIGENCE PARA A ÁREA COMERCIAL
Outra novidade levada pela Brasoftware foi a implementação da ferramenta de business intelligence, o Microsoft Power BI, para a área de negócios. Hospedada e configurada diretamente na nuvem, ela permite o monitoramento do negócio e a otimização de relatórios e levantamentos. “O Power BI trouxe agilidade para criar novos modelos de dashboards corporativos, tornando mais eficiente o compartilhamento de relatórios com a equipe de negócios”, acrescenta Bannwart.
“A Brasoftware participou do começo ao fim do projeto, apresentando a solução para a CVC do ponto de vista técnico/operacional e, na sequência, promovendo a adoção junto às áreas comerciais, entendendo e digitalizando seus principais processos e, assim, permitindo à companhia de viagens otimizar suas estratégias de negócio, tanto para prevenção como captura de novos clientes”, realça Leonardo Sousa, Gerente de Soluções da Brasoftware.